A partir da da iniciativa do fazendeiro Sr. Wolfgang Schmidt, proprietário da Fazenda Santa Mônica em Campinas-SP, que procurou a Embrapa Monitoramento por Satélite, para apresentar o trabalho que desenvolve há vários anos com experimentos florestais, foi elaborada esta página para divulgar esse tipo de trabalho, cuja realiação ocorre de maneira dispersa no país.

Em sua fazenda, o Sr. Schmidt dedica a maior parte das suas horas vagas aos estudos florestais. Seu trabalho está organizado em 14 talhões experimentais, com matas mistas ou homogêneas, de árvores nativas e "exóticas aclimatadas" formando, atualmente, um arboreto com 160 espécies plantadas. Com estes experimentos o Sr. Schmidt procura definir as espécies mais adequadas para determinados fins, assim como a melhor forma de cultivo e manejo. Os 57 anos de observações e medições permitiram a ele fazer sugestões para futuras plantações visando a produção de madeira.

No Brasil, já existem outros trabalhos, como este do Sr. Schmidt. No entanto, precisam ser estimulados e apoiados, pois é necessário um alto investimento e os resultados, apesar de muito necessários, são extremamente demorados.